Notícias e Artigos

8 de fevereiro de 2018

Livro inédito com história da administração fazendária será lançado em outubro, em Manaus

Publicação vai marcar as comemorações dos 30 anos do SIFAM e traz momentos marcantes e curiosos sobre a trajetória de desenvolvimento da atividade no Amazonas

Um livro contando sobre as personalidades históricas que influenciaram na melhoria da atividade de arrecadação e sobre as nuances políticas, econômicas e sociais envolvidas que resultaram no atual modelo de administração fazendária deverá marcar o aniversário de 30 anos do Sindicato dos Fazendários do Amazonas (SIFAM) em outubro deste ano.

A obra, sob a tutela da jornalista e historiadora Etelvina Garcia, será um retrato de momentos marcantes e curiosos cuidadosamente respaldado a partir de entrevistas e compilações de acervos raros sobre essa atividade no Estado. Segundo a escritora, a ideia focaliza, por meio de uma leitura analítica e criteriosa, a trajetória de desenvolvimento da administração fazendária desde a criação da unidade inicial de arrecadação na antiga Província do Amazonas, em 1836, até os dias atuais, o que levará o leitor mais atento a tecer parâmetros de comparação entre o passado e o presente.

“É uma obra de cunho documental sobre o sistema fazendário no Amazonas com objetivos bem definidos. Primeiro, desvelar como se deu a evolução da sistemática de arrecadação no Estado em momentos-chaves da história. Depois, mostrar a importância do Sifam, instituição que representa todos os servidores da Sefaz-AM, para as relevantes conquistas ao longo das últimas três décadas de luta pela categoria”, completou Etelvina Garcia.

Experiência

Jornalista e historiadora, Etelvina Garcia acumula experiência na publicação de estudos que perfazem aspectos macroeconômicos e sociais relacionados à Amazônia. No currículo da escritora estão livros como “O Poder Judiciário na História do Amazonas”, publicado em 2002, “O Ministério Público na História do Amazonas” (2003) e “Modelo de Desenvolvimento Zona Franca de Manaus – História, Conquistas e Desafios”, impresso em 2004.

Sua trajetória ainda inclui os livros “Amazonas, Notícias da História – Período Colonial”, escrito em 2005 e “Manaus, Referências da História” e “A Petrobras na Amazônia – A História da Pesquisa de Combustíveis Fósseis”, ambos de 2008.

“A escolha do nome de Etelvina Garcia para assinar esse livro foi unânime junto à categoria dos fazendários. Seus conhecimentos técnicos, suas habilidades, se refletem em suas obras como sinônimo de qualidade e competência. Não é todos os dias que se completa 30 anos de caminhada, por isso estamos felizes em proporcionar aos associados esse presente histórico”, enfatizou o presidente do SIFAM, Emerson Queirós.

Comentários!

Deixe seu comentário.

Notícias e Artigos

Mais notícias

Faça parte dessa história!

Filie-se ao sifam

BAIXE AQUI A FICHA PARA FILIAR-SE AO SIFAM

Filiado à:

Desenvolvido por:

Soma Virtual