Bancos alteram extrato bancário a partir desta segunda-feira, diz Febraban
Bancos associados à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) irão alterar o extrato bancário a partir desta segunda-feira (8), e passarão a ter as nomenclaturas padronizadas, com o objetivo de facilitar a compreensão pelos clientes.
Inicialmente, de acordo com a Federação, a mudança irá abranger as várias denominações existentes para as operações de saque e depósito e, posteriormente, outras operações financeiras serão incluídas.
A medida visa tornar a compreensão das informações mais acessível, principalmente para aqueles que possuem ou precisam acessar contas bancárias de mais de uma instituição financeira.
“Atualmente, os bancos usam mais de 4 mil tipos de nomenclaturas diferentes em suas operações, o que gera diferenças significativas entre as agências para um mesmo tipo de operação financeira”, explicou o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Faria.
Documento
O extrato bancário desempenha um papel fundamental na gestão financeira, pois fornece um resumo preciso das transações realizadas em uma conta bancária. Ninguém seria capaz de se lembrar de todos os movimentos financeiros sem a ajuda dele.
Ele inclui informações sobre depósitos, saques, transferências, pagamentos de contas e outras transações. O extrato bancário pode ser disponibilizado em formato físico ou digital.
Na nova nomenclatura, as operações de depósito de cheque no caixa eletrônico, também chamado de ATM (do inglês, Automated Teller Machine), passarão a ser descritas no extrato como DEP CHEQUE ATM.
Já as operações de saque de dinheiro em espécie no caixa da agência com o cartão da conta aparecerão no extrato como SAQUE DIN CARTÃO AG.
Fonte: Febraban