Notícias

Sindicato dos Fazendários comemora 36 anos de luta e conquistas

O aniversário da entidade representativa coincide com as comemorações da Semana do Servidor Fazendário – Foto: Francisco Cabral/ Arquivo SIFAM

Acontece nesta quinta-feira (17), no auditório da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AM), a partir das 8h30, as comemorações do 36º aniversário de criação do Sindicato dos Fazendários do Amazonas (SIFAM).

Por sua representatividade junto à categoria e à sociedade em geral, o dia de criação do Sindicato (17 de outubro) foi o mesmo escolhido para celebrar, anos mais tarde, o Dia do Servidor Fazendário no Amazonas.

Na programação deste ano, haverá a outorga de honrarias a duas personalidades que influíram diretamente pela representatividade de suas atribuições políticas para a conquista de melhorias para os fazendários.

O evento reuniu nomes importantes da Secretaria de Fazenda e do SIFAM – Foto: Francisco Cabral/Arquivo SIFAM

Os nomes escolhidos foram o do titular da pasta da Fazenda Estadual, Alex Del Giglio, e a diretora-executiva da Sefaz-AM, Alana Barbosa Valério Tomaz.

Ao contrário dos últimos anos, o evento não contará com a participação do Coral da Sefaz, grupo musical que sempre abrilhanta com suas apresentações o aniversário do SIFAM.

Entre as homenagens prestadas pelo SIFAM, a atual secretária-executiva da Sefaz-AM, Alana Valério Tomaz – Foto: Francisco Cabral/Arquivo SIFAM

Data histórica
Segundo o auditor fiscal aposentado, José Roberto Girão de Alencar, desde a criação do Sindicato, os fazendários já pleiteavam uma data que remetesse à importância do trabalho exercido pela categoria.

“A criação do SIFAM foi um ato político memorável na luta histórica de defesa dos direitos da nossa categoria, que precisava naquele tempo ganhar mais representatividade junto ao Poder Público”, explicou Girão.

Anos mais tarde, a data comemorativa seria criada e incorporada ao calendário oficial do Amazonas por meio da Lei nº 222, de 28/11/2014, de autoria do deputado Tony Medeiros (PL), na gestão de Ruy Barbosa Violante, então titular do SIFAM.

“A escolha da data – 17 de outubro – como Dia do Servidor Fazendário não foi obra do acaso. A administração do Sindicato à época pensou em um modo de indissociar as comemorações do aniversário de criação da entidade representativa da lembrança de engrandecimento da nossa categoria, e até como forma de homenagear para sempre os colegas fundadores”, enfatizou o presidente do SIFAM, Emerson Queirós.