Dnit suspende até junho tráfego de veículos pesados na BR-319

A superintendência do Departamento Nacional de Transportes (Dnit) no Amazonas determinou a suspensão do tráfego de veículos pesados na rodovia BR-319.
A ideia do órgão é que as obras de recuperação asfáltica não sejam prejudicadas com as fortes chuvas e o acesso contínuo de carretas com peso acima do permitido.
A decisão foi publicada por meio de portaria na página oficial do órgão nesta semana e deve vigorar até o fim de junho deste ano, quando o tráfego de cargas acima de 45 toneladas fica proibido de circular na região.
O Dnit justificou a revogação alegando o fim do período de estiagem, o que normalizou o transporte desse tipo de carga via modal hidroviário.
Além isso, afirma o órgão na publicação, a rodovia não tem condições de infraestrutura para suportar cargas acima de 36 toneladas, em especial devido às pontes provisórias de madeira criadas facilitar a trafegabilidade durante a estiagem.
O descumprimento da portaria vai resultar em pagamento de possíveis danos aos cofres públicos “causado pela remoção do veículo por parte do Dnit, uma vez que tal responsabilidade nos casos de pane e/ou impedimento no momento da travessia no trecho é única e exclusiva do usuário”. O infrator também poderá responder por crime de dano ao patrimônio público.
*Com informações do Dnit