Notícias

A crise do Estado brasileiro e os servidores públicos

O Sindicato dos Fazendários do Amazonas em parceria com a Pública, Central do Servidor estão promovendo um debate sobre “A crise do Estado brasileiro e os servidores públicos”, no dia 24 de agosto, às 14h, no auditório da Secretaria de Fazenda do Estado do Amazonas (Sefaz-AM). Profissionais de carreiras públicas das áreas de economia, saúde, educação, segurança, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, parlamentares e mais profissionais estarão no evento que é aberto a sociedade.

A crise financeira se mostra como uma oportunidade para se repensar o funcionamento do Estado, o que inclui o trabalho dos servidores, muitas vezes, com a imagem maculada pela “distancia que há entre a sociedade e esses profissionais”, como disse Antônio Carlos Júnior, secretário geral da Pública e um dos cinco palestrantes do evento. “O desconhecimento do real papel dessa estrutura estável, que envolve os serviços públicos, é o que promove essa visão distorcida da sociedade. Há uma distância, um vazio, entre eles, mas que a Pública vem trabalhando para aproximá-los”.

Para a Pública, o atual momento do país requer grande atenção dos servidores públicos. Se de um lado há a forte pressão de equilíbrio fiscal, e portanto de redução de custos com folha de servidores e investimentos públicos, de outro lado existem as demandas de cidadania, e oportunidade de diálogo direto com a sociedade. Os servidores podem ser fortes parceiros e formadores de opinião pública para ajudar a decidir os melhores rumos para o Estado e suas políticas. Para isso é fundamental monitorarem toda pauta legislativa e da administração pública.

Além de Antônio Carlos Júnior, o debate contará com a participação de mais quatro nomes, são eles: Aires Ribeiro, diretor financeiro da Pública, presidente da Confederação Nacional dos Servidores Municipais; Paulo Martins, presidente da Auditar (Associação dos Auditores Federais do TCU e diretor da Pública de Articulação de Movimentos; Amauri Perusso, advogado, presidente da Fenastc (Federação Nacional das Entidades dos Serviços dos Tribunais de Contas do Brasil) e o também advogado, Jean Cleuter, que atua na área jurídica desde 1998.

 

DIA DO DEBATE: 24.08

HORÁRIO: 14HS

LOCAL: AUDITÓRIO DA SEFAZ – Rua André Araújo, 150 – Bairro Aleixo – Manaus

RESERVE SEU LUGAR

Envie email para: sifam@sifam.org.br

Ou ligue : 92 3611.1264

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.