Notícias

SIFAM estuda implementar programa de compliance

O presidente do SIFAM, Emerson Queirós, está participando de um treinamento “Compliance e Eficiência Empresarial”, que é o conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa, bem como evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade que possa ocorrer. Conforme o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Amazonas), que promove o curso, o estudo é voltado para os profissionais que buscam ferramentas que os habilitem na criação de um programa de Compliance efetivo e eficiente, e que trabalhem em organizações atentas para o atual momento brasileiro.

O curso tem duração de três dias e é voltado para quem pretende implementar a ferramenta Compliance no local em que trabalha

Desde o Seminário do Dia do Servidor Fazendário (SEDIFAZ) do ano passado, que o Sindicato “flerta” implementar um sistema de Compliance. Os advogados Juliana Oliveira e Adriano Fonseca falaram sobre o “Compliance Público” durante o evento que ocorre tradicionalmente em outubro . “Transparência é o nosso objetivo. Implementar o Compliance no SIFAM é uma medida contra decisões equivocadas, contra a corrupção e a favor do fortalecimento desse órgão que representa o fisco estadual do Amazonas”, disse o presidente.

Pioneiro

Caso o SIFAM decida implantar este sistema de transparência, será o primeiro Sindicato no Brasil a ter um selo de Compliance no seu Estatuto. Para o presidente do Sindicato, este é um “caminho natural”. “Nossa ideia é que o programa de Compliance seja instituído não somente no nosso estatuto. Entendemos a implementação de um programa de conformidade ou Compliance deve ser uma política de Estado. O que estamos fazendo é seguir o caminho natural das empresas e instituições sérias. O mundo empresarial já segue essa orientação. Os órgãos públicos serão, necessariamente, obrigados ou convidados a seguir esta linha do agir em conformidade ou Compliance”, afirmou Emerson Queirós.

One thought on “SIFAM estuda implementar programa de compliance

  • Parabéns Presidente e Diretoria.
    Estão no caminho certo da transparência. Da realização sem demagogia e tendo o interesse de todos como meta. Prof Girão

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.