Congresso inicia 2025 desafios políticos e econômicos

Na mensagem encaminhada ao Congresso Nacional no início desta semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou o compromisso do governo com o equilíbrio das contas públicas e destacou a relação construtiva entre Executivo e Legislativo em 2024.
Segundo Lula, esse diálogo aberto permitiu a aprovação de medidas de ajuste fiscal importantes para o desenvolvimento da conjuntura nas discussões sociais e políticas.
Entregue pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, a mensagem presidencial foi lida pelo primeiro-secretário do Congresso, deputado Carlos Veras (PT-PE), durante a sessão solene de abertura do ano legislativo, na última segunda-feira (3).
Na mensagem, Lula afirma que, em 2024, o governo federal manteve o compromisso com o equilíbrio das contas públicas, e realizou o sexto maior ajuste fiscal do mundo, o terceiro maior entre os países emergentes.
“De acordo com o FMI [Fundo Monetário Internacional], o déficit primário está estimado em 0,1%, o menor da década. Em 2025, continuaremos a pautar nossa gestão pelo compromisso com o equilíbrio fiscal. Isso está expresso na Lei de Diretrizes Orçamentárias, assim como no conjunto de medidas fiscais enviadas em novembro de 2024 ao Congresso Nacional, que permitirão economizar R$ 70 bilhões em 2025 e 2026”, diz o documento.
Fonte: Agência Senado