Notícias

Sifam pede esclarecimento da Sefaz-AM sobre despesa com pessoal

O Sindicato encaminhou um ofício para a Secretaria solicitando os dados dos anos de 2014 a 2016

Com base na matéria “Tesouro Nacional corrige contas dos Estados em ‘crise'”, publicada pelo Portal Observador, e no relatório do Tesouro Nacional, intitulado: “Boletim das finanças públicas dos entes subnacionais”, o Sindicato dos Fazendários do Amazonas (Sifam) enviou um ofício ao secretário da Secretaria de Fazenda do Estado do Amazonas (Sefaz-AM), Afonso Lobo, solicitando que seja disponibilizada a despesa com pessoal dos anos de 2014, 2015 e 2016, de cada poder, incluindo as secretarias.

Ainda no ofício foi pedido que “seja informado qual a metodologia utilizada pela Secretaria para o levantamento de despesas com o pessoal, bem como os motivos da divergência em relação ao cálculo apresentado pelo Tesouro Nacional”. De acordo com os dados apresentados pelo Tesouro Nacional, o Amazonas atingiu o limite de gasto com pessoal de 53,69% da Receita Corrente Líquida (RCL) em 2015, mas a Sefaz-AM informou que esse percentual foi de 56,01%, conforme matéria do Portal Observador. Caso a diferença seja comprova real, o presidente do Sifam, Emerson Queirós, disse que vai buscar saber para onde foi destinado o valor que ‘sobra’. “Temos o direito de saber para onde foi essa ‘folga’, afirmou Emerson Queirós.

O presidente do Sindicato lembra, também, que a categoria fazendária está há mais de dois anos sem receber aumento salarial e as progressões estão atrasadas, em meio a inflação de quase 20%.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.