Notícias

Aposta nos argumentos técnicos contra a PEC do teto

O SIFAM, juntamente com outros sindicatos estaduais, entenderam que devem munir-se de dados técnicos à respeito dos impactos financeiros da ‘PEC do teto’ no Amazonas. A decisão se deu ao final da reunião inaugural contra o projeto que reuniu representantes do fisco, da educação e da saúde do Estado, no auditório da Affeam (Associação dos Funcionários Fiscais do Estado do Amazonas), localizado na Rua Franco de Sá, nº 812, Bairro São Francisco.

a_img_0010

A princípio, os líderes de cada Sindicato assinarão um ofício solicitando à Sead (Secretaria de Estado da Administração) duas simulações que mostrarão o quanto o Estado irá arrecadar em imposto de todos os servidores públicos em dois cenários, um com o desconto da aposentaria em 11% e outro com 14%, como propõe a PEC do teto.

“O Amazonas vive uma economia saudável se comparada com outros Estados. É possível que essa medida aqui no Estado, de aumentar a previdência, seja mais prejudicial do que benéfica para o Amazonas, por isso, estamos estudando o caso com base em dados reais. Nossa reação vai ser técnica”, afirmou o presidente do SIFAM, Emerson Queirós.a_img_9994

Para o presidente do Sindifisco (Sindicato dos Funcionários Fiscais do Estado do Amazonas), é importante os servidores públicos não se perderem na pauta. “Temos que ter foco no que estamos exigindo e conhecer bem o assunto para combatermos esse projeto com argumentos fortes, sem deixar dúvidas do quanto essa PEC pode prejudicar não apenas os trabalhadores do Estado,  mas toda a sociedade amazonense”, disse Ricardo Castro.

a_img_0052

Rodolfo Bentes, analista do tesouro da Sefaz-AM (Secretaria da Fazenda do Estado do Amazonas), acredita que “ninguém vai receber o benefício (da aposentaria) integralmente” a partir da aprovação desse projeto. “Entrei com 25 anos no serviço público, somando 49 anos vou me aposentar com 74 para receber o valor integral, mas com 70 anos me ‘expulsam’ (referindo-se a aposentaria compulsória)”, exemplificou Bentes na reunião.

Estiveram presente na reunião convocada pelo SIFAM os representantes dos sindicatos: Sispeam (Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais do Amazonas), Amazonprev ( Fundo Previdenciário do Estado do Amazonas), Assuea (Associação dos Servidores da UEA – Universidade do Estado do Amazonas), Sindicato dos Estivadores de Manaus, Sinteam (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas), Sintjam (Sindicato dos Trabalhadores da Justiça do Estado do Amazonas), Sindsaude (Sindicato dos Trabalhadores Púbicos da área de Saúde do Amazonas), Sindifisco (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil), Aasfam (Associação dos Analistas da Secretaria da Fazenda do Amazonas).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.