Notícias

SIFAM inova e vai usar urna eletrônica nas eleições deste ano

O voto eletrônico vai ao encontro da proposta de transparência e modernização da atual Diretoria Executiva, corroborando para a lisura do pleito

Pela primeira vez na história do Sindicato dos Fazendários do Amazonas (SIFAM), as eleições para um mandato trienal (2019-2020) terá o uso de urna eletrônica disponibilizada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM). A segurança dos componentes é atestada pelo próprio TRE e a cessão dos equipamentos será feita sem custos para o sindicato.

O voto eletrônico vai ao encontro da proposta de transparência e modernização da atual Diretoria Executiva, corroborando para a lisura do pleito.

A reunião com os especialistas do TRE, ocorrida nesta terça-feira (5), serviu para alinhavar detalhes sobre o processo eleitoral, como a lista dos eleitores aptos à votação e a inscrição padronizada das chapas concorrentes.

No TRE, os integrantes da Junta puderam receber os primeiros detalhes de formatação das informações que vão para a urna

A presidente da Junta Eleitoral, Neybe Teixeira, explicou que o titular da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AM), Alex Del Giglio, cedeu o auditório da instituição como local de votação durante o pleito. Segundo ela, na próxima reunião da Junta Eleitoral, nesta sexta-feira (8), serão formatados os aspectos gerais das informações que o eleitor irá ver na urna eletrônica, como número da chapa e nome dos candidatos concorrentes.

“Por conta de uma resolução do próprio TRE, apenas Manaus terá urna eletrônica, mas haverá pontos de votação nos municípios de Parintins e Itacoatiara, para onde as urnas comuns cedidas pelo tribunal serão deslocadas. Além do aspecto inovador, o uso de urna eletrônica garante a idoneidade e a lisura do pleito”, explicou Neybe Teixeira.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.