Novo golpe altera QR-Code do Pix e código de barras de boletos
Um novo golpe vem fazendo muitas vítimas que utilizam as ferramentas disponíveis no ‘Reboleto’.
Reboleto é um site criado em meados de 2010, e que tem como principal objetivo permitir que boletos atrasados sejam pagos pela internet.
Atualização
Recentemente, o Reboleto passou por uma atualização, e sua função de validação de emails vem sendo alvo de criminosos, que conseguem editar o QR-Code do Pix, juntamente com o código de barras direcionando assim o pagamento para contas de laranjas.
Esse novo golpe foi identificado pelos especialistas da Kaspersky no Brasil e destaca a versatilidade dos criadores de fraudes do país.
O alerta da empresa destaca que a única maneira de evitar o roubo é identificar a armadilha na hora do pagamento, pois nesse golpe não é infectado o computador ou celular – o que representa um grande desafio para consumidores, empresas e prestadores de serviço.
Golpe
Segundo o chefe de equipe de analistas de segurança da Kaspersky, Fabio Assolini, o que torna o Reboleto um golpe muito perigoso é que a edição fraudulenta do boleto acontece diretamente na caixa de email da vítima.
Assolini explicou que todas as dicas de ter atenção ao remetente e erros de ortografia não ajudarão a vítima a identificar o golpe.
“O único momento para evitá-lo é no momento de pagar a conta, pois é possível perceber a alteração no nome do destinatário, seja após a leitura do código de barra ou via o QR-Code do Pix”, explica Assolini.
Fonte: Homework