Notícias

Novo golpe altera QR-Code do Pix e código de barras de boletos

Criminosos usam nova versão da ferramenta Reboleto para redirecionar pagamentos para contas de laranjas

Um novo golpe vem fazendo muitas vítimas que utilizam as ferramentas disponíveis no ‘Reboleto’.

Reboleto é um site criado em meados de 2010, e que tem como principal objetivo permitir que boletos atrasados sejam pagos pela internet.

Atualização

Recentemente, o Reboleto passou por uma atualização, e sua função de validação de emails vem sendo alvo de criminosos, que conseguem editar o QR-Code do Pix, juntamente com o código de barras direcionando assim o pagamento para contas de laranjas.

Esse novo golpe foi identificado pelos especialistas da Kaspersky no Brasil e destaca a versatilidade dos criadores de fraudes do país.

O alerta da empresa destaca que a única maneira de evitar o roubo é identificar a armadilha na hora do pagamento, pois nesse golpe não é infectado o computador ou celular – o que representa um grande desafio para consumidores, empresas e prestadores de serviço.

Golpe

Segundo o chefe de equipe de analistas de segurança da Kaspersky, Fabio Assolini, o que torna o Reboleto um golpe muito perigoso é que a edição fraudulenta do boleto acontece diretamente na caixa de email da vítima.

Assolini explicou que todas as dicas de ter atenção ao remetente e erros de ortografia não ajudarão a vítima a identificar o golpe.

“O único momento para evitá-lo é no momento de pagar a conta, pois é possível perceber a alteração no nome do destinatário, seja após a leitura do código de barra ou via o QR-Code do Pix”, explica Assolini.

Fonte: Homework