Notícias

Arte alusiva ao mês de maio reverencia o ato de ser mãe

O gráfico, baseado na obra singular da artista paranaense Eloá Paz, reúne sob uma perspectiva criativa a dialética abstrata do sentimento materno

Gerar um ser humano é um processo muito potente e certamente inspirador. Não à toa, muitas obras plásticas retratam sobre a experiência da maternidade: as transformações do corpo; a conexão mágica com a criança; o afeto único e sincero; a amamentação como tabu; os desenvolvimentos psicológicos e os traumas; os momentos cotidianos de troca singulares; e as simbologias das mulheres provedoras de uma nação.

Por isso, no Mês das Mães, o Sindicato dos Fazendários do Amazonas (SIFAM) traz como a arte oficial do banner o questionamento artístico do que significa ser mãe.

O gráfico traz como base a obra singular da pintora paranaense Eloá Paz, que reúne sob uma perspectiva criativa a dialética abstrata do sentimento materno. A composição molda traços que transmitem muita alegria e energia  em virtude da profusão de cores e formas grandiosas utilizadas pela artista plástica.

No plano central, a ilustração destaca um coração emoldurado por flores, cuja coloração sobressai a cor roxa que se destaca sobre o fundo alaranjado. Essas tonalidades remetem, respectivamente, à conscientização para o  tratamento das doenças inflamatórias intestinais que podem provocar câncer colorretal (roxo), e ao combate ao assédio moral no ambiente de trabalho.