Notícias

Braga assume comando político do DNIT com promessa de asfaltamento da BR-319

A estrada é a única ligação terrestre entre Manaus e o restante do país, mas o trecho de terra por dentro da floresta costuma ficar intransitável durante o período de chuvas – Foto: Cristie Sicsú

Nesta quinta-feira (9), o senador Eduardo Braga (MDB-AM) passou a ser o político responsável pela fiscalização do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), no Amazonas.

Braga teria aceitado a responsabilidade política sobre o DNIT, após longa negociação interna no MDB. Primeiro, segundo fontes próximas ao senador, ele teria obtido garantias de prioridades para o asfaltamento da BR-319, vindas do ministro dos Transportes, Renan Filho, indicado pelo MDB de Braga.

Braga é conhecido como realizador de grandes obras, tendo no currículo, quando governador, a ponte Jornalista Phelippe Daou, o Prosamim e a Avenida das Torres, entre outras.

BR-319

No início do último mês de abril, o Ministério dos Transportes anunciou a construção de um projeto que trabalha com um modelo de estrada-parque para a BR-319, no qual a rodovia ficaria isolada por cercas e com monitoramento eletrônico. Esse trecho liga Humaitá a Manicoré, ambas no Amazonas.

A BR-319 tem cerca de 900 quilômetros de extensão no total, e é a única ligação terrestre entre Manaus e o restante do país, mas o trecho de terra por dentro da floresta costuma ficar intransitável durante o período de chuvas.

Outros trechos já estão pavimentados ou são contemplados em outros projetos, com processos distintos de licenciamento ambiental.

Fonte: Portal Marcos Santos