Consumo de gás natural cresce 13% no Amazonas durante primeiro trimestre de 2024
O amazonense tem consumido mais gás natural este ano, é o que aponta um levantamento feito pela Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), divulgado na última sexta-feira (10).
Conforme os indicadores mensais da concessionária, no primeiro trimestre o consumo local médio de gás natural chegou a 5,401 milhões de metros cúbicos por dia, representando um aumento total de 13,23% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O segmento termelétrico, com o maior nível de consumo, teve um desempenho superior no comparativo com os primeiros três meses de 2023, com média de 4,546 milhões de m³/dia.
O gás natural distribuído pela Companhia é usado como fonte para a geração de energia elétrica para a capital (Manaus) e mais os municípios de Anamã, Anori, Caapiranga, Coari e Codajás.
Indústria
Segundo maior consumidor, o segmento industrial também vem avançando no uso do combustível.
De janeiro a março deste ano, foi registrada média de 181,3 mil m³/d de consumo do combustível em empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) – variação de 4,16% ante a igual período de 2023.
Investimento
A Cigás prevê investimento da ordem de R$ 87 milhões na ampliação do sistema de distribuição de gás natural a partir deste ano.
O montante consta no plano de negócios quinquenal (2024 a 2028) da concessionária, aprovado pelo seu Conselho de Administração em dezembro do ano passado.
Esse investimento propiciará a construção de mais 35 quilômetros de gasodutos na capital amazonense, além da aquisição de material para obras que serão realizadas nos próximos dois anos. A rede de distribuição já existente possui 284 quilômetros de extensão.
Fonte: G1 Amazonas