Notícias

Produção industrial do Amazonas registra queda de 13,9% em março, aponta IBGE

O resultado foi 14,8% menor que o desempenho da indústria nacional em março, resultado que colocou a indústria local na última posição entre as 17 Unidades da Federações investigadas pela pesquisa – Foto: Reprodução/Simmmen

A produção industrial do Amazonas apresentou uma queda significativa de 13,9% em março deste ano, interrompendo um período de três meses consecutivos de crescimento.

Os dados fazem parte da Pesquisa Indústria Mensal (PIM) Regional, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse desempenho representa o maior recuo entre os 15 locais estudados.

Retração

Comparado com o mesmo período do ano anterior, março de 2023, o Amazonas também registrou uma queda de 10,9% na produção industrial.

Esse cenário é atribuído ao desempenho dos setores de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos, bebidas, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis.

Apesar dessa retração, o Amazonas ainda mantém uma taxa positiva no acumulado do ano, com um crescimento de 4,4% na produção industrial, superando o índice nacional de 1,9%.

O índice industrial do Amazonas, que havia apresentado um crescimento de 2,9%, passou para -0,2% no acumulado dos últimos doze meses.

Fonte: Simmmem