Ipea projeta crescimento de 2,4% no PIB para 2025

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) projeta crescimento de 2,4% no Produto Interno Bruto (PIB) deste ano, mesmo prevendo nova desaceleração na produção industrial em virtude de ajustes sazonais e dos níveis de incerteza embutidos nas previsões, que estão bastante elevados no momento.
O resultado faz parte do estudo Visão Geral da Conjuntura, uma análise do desempenho da economia brasileira, cuja expectativa é de que a economia encerrará 2025 com um crescimento superior ao esperado previamente, compensando a piora verificada no balanço de riscos.
No relatório, o Grupo de Conjuntura da Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas (Dimac) do Ipea revisou também a projeção de crescimento do produto interno bruto (PIB) brasileiro de 3,3% para 3,5% em 2024 – mesmo prevendo nova desaceleração no quarto trimestre, com altas de 0,3% na comparação com ajuste sazonal e de 3,8% sobre o mesmo período do ano passado.
Produção
Pela ótica da produção, mesmo como ritmo moderado, o Ipea espera que os serviços continuem como um dos principais motores de crescimento do PIB, acumulando altas de 2,4% para 2025, respectivamente.
A previsão para a indústria é de avanço de 2,3% no acumulado para 2025, principalmente em virtude do contexto de produção sob os efeitos do ciclo de aumento das taxas de juros iniciado ainda em setembro do ano passado.
*Com informações do Ipea