Confiança da indústria cai pelo quarto mês consecutivo, aponta CNI

Nesta sexta-feira (11), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), que recuou de 49,2 pontos para 48 pontos entre março e abril, indicando pelo quarto mês consecutivo falta de confiança da indústria.
Esse retração na confiança, de acordo com a CNI, demonstra o aumento do pessimismo entre os empresários industriais sobre o cenário econômico para os próximos meses.
O grau de desconfiança passa por fatores internos e externos, conforme mostra o estudo, e é influenciado pela desaceleração da atividade econômica e pela desvalorização do real ante o dólar.
“Em um primeiro momento, precisa haver uma descompressão da política monetária, porque os juros altos pesam sobre a economia. Também é importante aguardar a estabilização do cenário internacional, que está mais conturbado. São temores que afetam a capacidade do industrial investir”, avalia a especialista em Políticas e Indústria da CNI, Claudia Perdigão.
A CNI aponta que a piora do resultado acontece principalmente por conta da deterioração das expectativas dos industriais para o futuro da economia. Em meio a isso, no entanto, as perspectivas para os próprios negócios seguem otimistas.
*Com informações da CNI