Filiados do SIFAM e seus dependentes dispõem de preços antigos na Unimed
Os atuais filiados e quem ingressar no SIFAM até janeiro de 2017 vai ter direito a usufruir do Plano de Saúde Unimed Manaus nas mesmas condições do que praticado atualmente. Significa dizer que os novos filiados e seus dependentes terão acesso aos mesmos preços diferenciados que os filiados antigos tinham e sem carência.
Período de inclusão
Serão dois, o primeiro, em dezembro, do dia 01 a 14 e, o segundo, do dia 02 até 12 de janeiro.
Documentos necessários
Para aderir ao plano basta ser filiado ao SIFAM e comparecer a sede do Sindicato com a cópia dos seguintes documentos: comprovante de residência, Cartão Nacional de Saúde (CNS), Carteira de Identidade, CPF, Cartão Bradesco. Já os dependentes (Cônjuge, companheiro ou filhos) precisam levar as cópias dos mesmos documentos e mais a cópia da Certidão de Nascimento e da Certidão de Casamento.
O mesmo é válido para os atuais filiados que estão fora do Plano de Saúde, ou seja, caso vem a aderir a assistência até o final de janeiro poderão aproveitar os mesmos abatimentos nos preços. A notícia é o resultado das negociações entre o Sindicato e a rede hospitalar, que iniciaram as reuniões sobre o assunto na semana passada e fecharam o acordo na tarde do dia 28 de novembro.
Os filiados do Sindicato e seus dependentes, dispõem de uma tabela, especialíssima, de descontos na assistência médica oferecida pela empresa que atua na cidade desde 1979. Confira, abaixo, a lista dos valores mensais do contrato do convênio conforme a idade:
Perguntas frequentes
- Já tenho um plano de Saúde Unimed e quero migrar para o Plano Coletivo por adesão do SIFAM, posso? Os beneficiários devem procurar a Unimed para verificar se é possível o cancelamento do seu plano, em virtude das peculiaridades de cada plano, como por exemplo: tempo de vigência de seu contrato. Se for interesse do beneficiário arcar financeiramente com dois planos não tem problema, pode incluir no adesão, porém, na modalidade de adesão passará pela entrevista médica qualificada da Unimed Manaus novamente.
- Cobre obstetrícia? Sim. Inclusive todos os demais benefícios que o plano já possui e seus atuais beneficiários já gozam.
- Meu atual plano Unimed tem abrangência Local. Posso migrar para o plano do SIFAM, que é de abrangência Nacional? Sim. Mas o termo correto não é migração e sim adesão ao novo plano, onde mais uma vez ressalto que passará na entrevista qualificada da Unimed Manaus, que tem como finalidade detectar se existe Doença Pré-Existente – DLP’S (Se houver, cumprirá Carência parcial Temporária – (CPT) previsto em contrato.
- Já faço parte do plano coletivo do SIFAM, mas, na acomodação enfermaria. Seria possível a migração para apartamento sem cumprimento de carência? Não. A nova adesão tem por finalidade à inclusão de novos titulares e seus dependentes (cônjuge e filhos) descrito em contrato, com a isenção de carência mediante entrevista qualificada da Unimed Manaus, que tem como finalidade detectar se existe Doença Pré-Existente – DLP’S (Se houver, cumprirá Carência parcial Temporária – (CPT) previsto em contrato.
- Quais os dependentes que posso incluir no plano? A) Cônjuge; B) Filhos solteiros de até 24 anos. C) Filhos inválidos solteiros, com comprovação médica; D) Dependentes especiais com relação exclusiva: menores tutelados com guarda provisória; E) Companheira que comprove união estável como entidade familiar, conforme lei civil; F) Filhos adotivos com menos de 12 (doze) anos.
- Qual o prazo máximo que tenho para fazer a entrevista médica? Não existe prazo máximo. No entanto, a Unimed só considerará, efetivamente cadastrado, quem tiver concluído o procedimento de entrevista médica. O atendimento é por ordem de chegada, porém, o horário do médico muda semanalmente, por favor ligar com antecedência para o setor de entrevista da Unimed, fone (92) 3212 – 2438.
Relembre
Há três anos o SIFAM tenta fechar esse acordo com a Unimed afim de abrir o Plano para os novos filiados e este ano obteve sucesso. Para os membros do Sindicato, o fim da resistência por parte da operadora se deve ao momento de crise financeira que é vivido em todo o Brasil.
Em setembro deste ano, o presidente do SIFAM, Emerson Queirós, garantiu vantagens no reajuste com a Unimed. Em negociação com o SIFAM, a operadora solicitou um índice de 11,65% obtido pela soma do índice por sinistralidade acrescido do índice financeiro autorizado pela ANS. Entretanto, para que o ajuste causasse o menor impacto financeiro possível para os beneficiários do plano, o SIFAM conseguiu reduzir o percentual inicial para 6,65% , confirmando o objetivo deste SINDICATO em continuar oferecendo aos seus filiados e dependentes serviços com a qualidade e o padrão esperados. Sendo assim, sua mensalidade de outubro de 2016, virá com o reajuste de 6,65% (seis vírgula sessenta e cinco por cento).