Notícias

A “Velha Política” e o sindicalismo

A Pública Central do Servidor manifesta-se para deixar clara sua posição de desagrado com os bastidores revelados, das negociações em curso entre Governo Federal e as Centrais Sindicais tradicionais, de acordo com matéria publicada no sábado, dia 25 de março, na Folha de SP.

Deve-se ressaltar, mesmo não sendo surpreendente, como a forma “velha” de fazer política no Brasil persevera, vendendo caro aos interesses econômicos, seja de quem for, os reais anseios da população ou de seus representados.

É essa forma ardilosa e sem transparência que levou os movimentos espontâneos de rua desde junho de 2013 a recusar a participação nos mesmos de partidos ou sindicatos. É um desserviço às organizações públicas do Brasil que ainda tentam fazer da política a arte essencial da democracia e do desenvolvimento social.
Os interesses reais do cidadão brasileiro na reforma da previdência e na reforma trabalhista não podem servir de mercadoria de barganha entre Centrais Sindicais e qualquer Governo. Pior: essas conversas evidenciam o porquê estas Reformas encontram enormes dificuldades para serem de fato discutidas com transparência no Congresso Nacional.

A Pública também é uma Central Sindical e exclusiva de servidores públicos. Porém foi fundada sob outras premissas e outros valores. E um dos principais é combater essa “velha política” que serve apenas a quem detém algum poder, seja na estrutura pública ou de representação sindical, que busca formas de se eternizar através de acordos espúrios e extrair dos mesmos vantagens econômicas às custas da qualidade de vida e interesses de seus representados. Dizemos um sonoro NÃO a estas práticas que criam ainda mais ceticismo sobre a importância atividade do sindicalismo, cada vez mais importante e relevante, mas também precisando de renovação de métodos. Muda Brasil!

Nilton Paixão
Presidente da Pública Central do Servidor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.