Notícias

SIFAM terá reunião com o diretor-presidente da Amazonprev esta quinta-feira

Os diretores do SIFAM se reunirão com o diretor-presidente do Fundo Previdenciário do Estado do Amazonas (Amazonprev), Márcio Rys, nesta quinta-feira, 11 de janeiro, para conhecer a atual situação financeira do Fundo, após a inclusão dos servidores do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), o Ministério Público (MPE) e do Tribunal de Contas do Estad0 (TCE) a essa estrutura. O encontro acontecerá pela manhã, na sede da Amazonprev, situada na Av. Visconde de Porto Alegre, 486, Centro.

Ano passado, estava em andamento na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM) um projeto do Poder Executivo que previa, entre outros pontos, o aumento da contribuição previdenciária para os servidores públicos estaduais. Contudo, o Sindicato e outros representantes de diversas categorias uniram-se e conseguiram impedir que a proposta fosse adiante e ela foi retirada de pauta. Na ocasião, o governo do Amazonas justificou a necessidade desse projeto pelo fato da Amazonprev não consegui suportar a demanda, porém, uma pesquisa do atuarial, Gustavo Carrozzino, contratado pelo SIFAM, mostrou que três órgãos estavam fora da Amazonprev, o que é ilegal, eram eles: o TJAM, MPE e TCE.

Atualmente, o aumento da contribuição previdenciária não está mais sendo cogitado nos projetos de lei que tramitam na ALEAM e os servidores dos três órgãos passaram a colaborar com a Amazonprev. Por isso, agora, o SIFAM quer saber qual a real situação do Fundo. “A gente precisa, constantemente, buscar informações sobre como está a situação financeira da Amazonprev porque se trata do nosso dinheiro, do dinheiro que o servidor contribui mensalmente para que ele possa receber o valor quando ele se aposentar, de acordo com a legislação vigente“, ressaltou o presidente do Sindicato, Emerson Queirós.

Durante a reunião serão discutidos também outros temas como a indicação de um servidor para compor o Conselho e a exatidão do extrato individualizado do beneficiário Amazonprev, uma vez que o documento apresenta algumas lacunas hoje em dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.