Notícias

Governador Amazonino Mendes anuncia na Sefaz a liberação de R$ 200 milhões para municípios do interior

Cobertura exclusiva do Jornalismo Sifam
A reunião com os prefeitos aconteceu nesta sexta-feira e contou com a participação de 61 representantes municipais

Com uma plateia lotada de prefeitos, o governador Amazonino Mendes (PDT-AM) anunciou a liberação de verbas que somam o total de R$ 200 milhões destinados a investimentos no interior do Estado a serem feitos diretamente pelos municípios em setores que demandem urgência. Ele frisou que sabe dos graves problemas enfrentados no interior do Amazonas, principalmente nas áreas de saúde, segurança e infraestrutura viária de ruas e estradas vicinais, fatores que refletem como gargalos para o desenvolvimento de outras áreas.

“Vou me reunir muito em breve com todos os municípios adimplentes ou em condições de resolver o problema para tratar dessas pautas locais urgentes”, adiantou o governador durante a reunião.

Repasse
A preocupação de Amazonino é justificada pelo curto tempo que resta para efetivar repasses dessa monta (até 7 de julho), vez que a legislação eleitoral impede ações como essa por parte do governo. Além do mais, o governador prometeu injetar mais dinheiro no interior proveniente de fundos que o Estado vai receber da União.

Na agenda de investimentos estão previstas ambulâncias para todos os municípios, novas viaturas para o patrulhamento ostensivo na capital, além de uma parcela que será destinada para o abastecimento e oferta de energia do linhão das usinas de Santo Antônio e Jirau (na calha do Rio Madeira, em Rondônia), o que deve servir, conforme disse o governador, de atrativo para novos investimentos do setor privado em Manaus.

Um grupo de trabalho será criado para apoiar as prefeituras que ainda estão inadimplentes a ficarem aptas para receber os repasses. A partir da próxima segunda-feira (12), segundo a previsão destacada por Amazonino Mendes, será feito um mutirão para resolver as pendências das prefeituras.

Prefeitos
O prefeito de Manaquiri, Jair Souto (MDB), disse ao governador que a maioria dos municípios está regular com a legislação estadual e apta a receber os repasses anunciados na reunião. Segundo ele, o que ocorre é uma leitura jurídica conflituosa com relação ao entendimento da legislação estadual. “Estamos felizes com a iniciativa do governo e já fizemos um prévio estudo que aborda muito além das necessidades de urgência do nosso município. Em Manaquiri, fizemos um plano de governo para otimizar os poucos recursos disponíveis”, ressaltou Souto.

O vice-governador Bosco Saraiva, do Partido Solidariedade, confirmou aos jornalistas que dos 61 municípios do interior, apenas 37 estão adimplentes com o Estado.

O prefeito de Envira, Ivon Rates (PROS), propôs ao governador que sejam reservados 10% dos repasses para investimento direto em telemedicina. Amazonino Mendes elogiou a iniciativa, mas lembrou que a necessidade maior está em realizar exames para auxiliar os diagnósticos médicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.