Curso vai orientar empreendedores sobre novos perfis dos clientes
Há um novo perfil de consumidores no Amazonas, mais exigente e atento
Especialistas de comunicação integrada constataram que os consumidores amazonenses têm se comportado cada vez mais como investidores da bolsa de valores. Exemplo disso são os dados divulgados pela Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomercio-AM), que apontam para um movimento de retorno mais cauteloso dos clientes às compras, reflexo da crise que se abateu sobre a atividade comercial até o fim do ano passado.
Em outras palavras, os amazonenses têm escolhido uma lista seleta de marcas ou lugares para fazer suas compras e obter serviços. Apesar de o preço ainda ser fator motivacional, um percentual considerável de consumidores opta por qualidade, atendimento e mantêm expectativas por locais que retratem dinamismo, criatividade, inovação e confiança.
“Passa a ser mais difícil entendê-los pelo perfil demográfico. Vivemos uma época marcada pelo fim dos estereótipos e da construção da identidade. Juventude para de ser contada por meio da idade, o termo da vez é ‘idade de espírito’. É preciso que se entenda que há um novo perfil de consumidores no Amazonas, mais exigente e atento. São pessoas com mais idade, que compram muito, que acompanham o mundo acelerado em que vivemos e muitas vezes conseguem se adaptar, reconstruindo a própria vida e entorno”, explica o professor doutor em Comunicação Integrada pela UFRJ, Frederico Tavares.
De olho nesse filão, o SIFAM em parceria com a empresa Sem Mais Desculpas Treinamentos está oferecendo o curso “Comportamento do Novo Consumidor”, que vai preparar os participantes para as transformações estratégicas em suas lojas, para que cresçam em competitividade, atratividade e resultados em vendas.
Sob a tutela do jornalista e professor Dino Gueno, o curso, que acontece no Salão de Convenções do Blue Tree Premium Manaus, nos dias 22 e 23 deste mês, das 19h às 22h, promete dar dicas exclusivas e importantes para os empreendedores que desejam em três dias revolucionar seus negócios por meio da propaganda certa.
“As vagas são gratuitas, mas limitadas até o dia do curso. Por isso é importante fazer a inscrição o quanto antes”, explica o presidente do SIFAM, Emerson Queirós.
Especialista
Dino Gueno é mentor de vendas, com forte experiência em aplicação das ferramentas de marketing para gerar diferenciais competitivos e resultado econômico. O especialista obteve MBA em Formação de Gestores pela Trevisan Escola de Negócios (SP) e Marketing pela ESPM (SP), além de acumular cursos centrados no comportamento do consumidor, supervisão de vendas, varejo estratégico, ações promocionais e marketing.