Escritora discute últimos ajustes no livro sobre a história do Fisco
Segundo Etelvina Garcia, a obra traz como um dos seus motes a quebra de velhos paradigmas que foram incorporados à cultura local, entre eles o chavão de que ‘Manaus nasceu de costas para o rio’
A jornalista, professora e escritora Etelvina Garcia esteve na manhã desta quinta-feira (22) na sede do Sindicato dos Fazendários do Amazonas (SIFAM) para discutir pontos específicos dos capítulos iniciais do livro que conta a história do Fisco no Estado. A obra é alusiva às comemorações do Jubileu de 30 anos de criação do SIFAM.
Previsto para ser lançado na segunda quinzena do próximo mês de fevereiro, o livro traz referências históricas imprescindíveis para se entender as nuances políticas, econômicas e sociais que levaram ao surgimento da atividade tributária no Amazonas, remontando o Forte de São José da Barra até os dias atuais.
Etelvina disse que a obra trará ainda imagens raras cuidadosamente pesquisadas em bibliotecas e acervos nacionais e estrangeiros. Segundo ela, a ideia é quebrar velhos paradigmas que foram incorporados à cultura local, entre eles o chavão de que ‘Manaus nasceu de costas para o rio’.
“O livro traz à luz uma história que poucos conhecem e faz uma ligação entre o passado e o presente da capital amazonense. Será um presente valioso à história de lutas e vitórias do SIFAM”, disse a jornalista.