Diretoria Executiva do SIFAM cria comissão para alteração e reforma estatutária
Em estudo há pelo menos cinco meses, a reforma do estatuto foi um das propostas defendidas pela atual Diretoria Executiva
Nesta segunda-feira (22), após decisão protocolar da Diretoria Executiva, o presidente do Sindicato dos Fazendários do Amazonas (SIFAM), Emerson Queirós, encaminhou para publicação a Portaria nº 04 (leia o documento) que institui a comissão que vai reformular o Estatuto da entidade.
O grupo de trabalho, composto por oito participantes sob a coordenação do técnico de arrecadação de tributos fiscais, Francisco Félix Teixeira Filho (presidente), e da analista da Fazenda Estadual, Andréa Gonçalves (vice), terá 90 dias, prorrogável por igual período, para apresentar um relatório sobre as alterações.
Entre as motivações da Diretoria Executiva para alterar o Estatuto do SIFAM, está a ideia de garantir mais transparência e ética nas decisões daqueles que futuramente assumirão a principal cadeira da entidade.
Considero de suma importância essa renovação estatutária até para melhorar o gerenciamento e a organização do sindicato, disse Emerson Queirós
Além disso, a versão em vigor do documento ainda é a mesma do fim da década de 1980, e apresenta sérias defasagens na compreensão e interpretação, além de imprecisões e ambiguidades.
“A revisão foi proposta para modernizar o modelo de gestão e não permitir que o Sindicato fique refém de desmandos políticos e administrativos. Considero de suma importância essa renovação estatutária até para melhorar o gerenciamento e a organização do sindicato”, explicou o presidente do SIFAM, Emerson Queirós.