Notícias

Representante do SIFAM participa de evento para servidores aposentados, em Brasília

A ideia do encontro é debater pautas estratégicas como a PEC nº 555-2006, que acaba com a cobrança previdenciária para aposentados e pensionistas

Acontece nesta quarta-feira (25), na Câmara dos Deputados, em Brasília, o 17º Encontro Nacional de Servidores Aposentados e Pensionistas. O evento, idealizado pelo Movimento Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas (Instituto Mosap), contará com a participação de mais de 40 entidades associadas, entre elas o Sindicato dos Fazendários do Amazonas (SIFAM).

De acordo com os organizadores, a ideia é debater pautas estratégicas e importantes dos aposentados e pensionistas, dentre elas, a Proposta de Emenda Constitucional que acaba com a cobrança de contribuição previdenciária sobre os proventos dos servidores públicos aposentados e pensionistas (PEC nº 555-2006).

Acredito que seja  essencial preservar o poder aquisitivo dos aposentados, algo que definitivamente não é possível em virtude de descontos sem cabimento como a contribuição previdenciária de quem já se aposentou”, enfatizou Queirós.

Para o presidente do SIFAM, Emerson Queirós, o encontro é uma oportunidade singular para se discutir a extinção dessa cobrança previdenciária nos proventos, umas das mais insensatas decisões tomadas contra os servidores públicos aposentados.

“Acredito que seja  essencial preservar o poder aquisitivo dos aposentados, algo que definitivamente não é possível em virtude de descontos sem cabimento como a contribuição previdenciária de quem já se aposentou”, enfatizou Queirós.

Evento

Durante o evento, os representantes das entidades irão participar da palestra do consultor legislativo e advogado Luiz Alberto dos Santos, autor de um estudo sobre o impacto orçamentário com o fim da contribuição previdenciária, entre outros temas de interesse do segmento.

O encontro contará ainda com a participação de deputados federais e senadores, além de representantes sindicais e servidores públicos federais.

*Com informações do Instituto Mosap