SIFAM vai publicar cartilha informativa de enfrentamento ao assédio moral no serviço público
A Diretoria Executiva do Sindicato dos Fazendários do Amazonas (SIFAM) Sindicato anunciou para o próximo mês de março o lançamento da cartilha “Enfrentamento ao Assédio Moral e Discriminação no Âmbito do Serviço Público”.
O material, que deverá ser lançado antes do início 02 de maio, data nacional de enfrentamento a esse tipo de violência no ambiente de trabalho, contou com a participação de profissionais especialistas no segmento, e traz como objetivo elucidar de forma didática os principais questionamentos sobre o tema.
A partir da conscientização da categoria, a iniciativa tem como objetivo a construção e manutenção de um ambiente de trabalho saudável
Além disso, são apresentadas medidas para prevenir e combater o assédio moral de forma a fortalecer a imagem da administração pública e tornar o ambiente de trabalho nas repartições mais saudável.
Troca de informações
A cartilha ainda lista as possíveis causas e consequências desse tipo de conduta na vida e saúde dos servidores públicos, público preferencial desta ação.
Segundo o presidente do SIFAM, Emerson Queirós, a elaboração da cartilha parte da ideia de instrumentalizar os funcionários para agirem frente às situações de assédio, bem como motivar a troca de informações e trazer alento às vítimas.
Para ele, ao entender o assunto, os servidores poderão reconhecer os casos dentro dos locais de trabalho, o que deverá fortalecer e unir a categoria contra esses casos de opressão.
“Esta é uma ação que chama a todos para uma discussão aberta em busca de soluções rápidas e coerentes. Sozinhos somos facilmente vítimas de práticas assediadoras, unidos isto é muito mais difícil de ocorrer”, ressaltou Queirós.