Economia cresce 0,8% no 1º tri de 2024 puxada por consumo das famílias, serviços e agropecuária
O Brasil retomou o crescimento no início de 2024 com expansão de 0,8% no primeiro trimestre sobre os três meses anteriores, em um resultado impulsionado pelo consumo das famílias e pelos investimentos, e, do lado da produção, por serviços e agropecuária.
O resultado do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre divulgado na última terça-feira (4), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), representa uma recuperação depois de queda de 0,1% no quarto trimestre, em dado revisado de uma estagnação informada antes.
Na comparação com o primeiro trimestre de 2023, o PIB teve avanço de 2,5%, contra expectativa de alta de 2,2% nessa base de comparação.
Redução da pobreza
Nesse contexto, o Amazonas está entre as regiões que mais conseguiram retirar famílias da pobreza entre 2022 e 2023, de acordo com análise do Instituto Jones dos Santos Neves, que considerou os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNA). O recuo foi de 9,3% nos índices.
A atividade econômica no Brasil mostrou tração neste início de ano diante de um ambiente que favorece o consumo das famílias com o mercado de trabalho aquecido, aumento da renda e inflação sob controle. Analistas consideram ainda que o pagamento de precatórios no primeiro trimestre ajudou a impulsionar o crescimento.
Fonte: CNN Brasil