Estado estima faturamento recorde no setor industrial para este ano
O executivo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Gustavo Igrejas, disse na última quinta-feira (20), durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento do Amazonas (Codam), que a pasta projeta para este ano o segundo maior faturamento recorde do Polo Industrial de Manaus (PIM).
Se a previsão se concretizar, o setor pode alavancar o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, vez que, na lista dos 20 maiores contribuintes da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AM) até maio deste ano, 16 são indústria (veja a lista).
Gustavo Igreja afirmou que, após o faturamento do PIM fechar os três primeiros meses deste ano com cerca de 10,4 bilhões de dólares, a Sedecti passou a projetar um faturamento próximo do recorde histórico registrado em 2011, que foi de 41 bilhões em 2011.
“Este ano, a tendência é que alcancemos cerca de 40 bilhões de dólares ou até ultrapassemos esse montante”, enfatizou Igrejas.
Setores
As maiores produções no PIM no acumulado do ano são motocicletas (15,1%), TVs LCD/Oled (11,5%), celulares (8,5%), placas para bens de informática (6,5%), splits (6,3%) e concentrados para bebidas (5,6%).
A média de mão de obra contratada neste ano é de 116,4 mil trabalhadores.
“Os nossos principais setores continuam sendo os bens de informática e o setor de eletroeletrônica. Quem tem se destacado e retornado ao seu patamar histórico de produção é o setor de duas rodas, impulsionado principalmente pelas motos”, finalizou Igrejas.