Festival de Parintins terá novamente ecopontos de recicláveis
Conhecido como uma das maiores e melhores festas juninas do Brasil, a 57ª edição do Festival dos Bumbás de Parintins, no Amazonas, entrou de vez no processo de modernização de suas políticas sociais e de impulsionamento da economia circular ao adotar 40 ecopontos de triagem de resíduos recicláveis.
Localizada a 369 quilômetros da capital amazonense, a “Ilha Tupinambarana” adotou pelo quarto ano consecutivo o programa “Recicla Galera”, que incentiva a destinação correta de todos materiais usados e descartados pelo público durante o evento.
A ideia do projeto é, de acordo com seus idealizadores, é incentivar a cadeia de reciclagem e atrair novos agentes catadores, gerando emprego e renda para a região.
Fruto de uma parceria entre a iniciativa pública e privada, o “Recicla Galera” na edição deste ano projeta coletar e encaminhar para a reciclagem algo perto de nove toneladas de resíduos, a partir desse adensamento da cadeia produtiva junto à população local.
“Em 2022 foram mais de duas toneladas de resíduos destinados corretamente. Em 2023, superamos a meta de seis toneladas e chegamos a mais de sete toneladas de materiais indo para reciclagem, gerando renda para os catadores. Neste ano, estamos fazendo uma ação ainda maior, para irmos além nos resultados. Nosso maior objetivo é fazer com que essa prática vire um legado crescente, que acompanhe a realização do festival daqui em diante”, destacou o secretário estadual de Meio Ambiente, Eduardo Taveira.
Alcance
A ampliação de 1,5% do sistema de coleta seletiva demonstra o cuidado com a sustentabilidade que o Festival de Parintins, ao lado da cultura, turismo e fomento à empregabilidade e renda, vem desenvolvendo.
De acordo com os organizadores, esse alcance reforça o compromisso do Festival com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental.
“O espaço “Recicla, Galera” ajuda a gente a se sentir parte importante da festa, além de ser uma forma a mais de ganho para a nossa atividade”, explicou Ana Cleia, membro da Associação dos Catadores de Material Reciclável de Parintins (Ascalpin).
Interatividade
Já a partir desta segunda-feira (24), o público poderá acompanhar o processo de gestão do descartável realizado pela Ascalpin no principal espaço sustentável do projeto “Recicla Galera”, localizado na Praça da Liberdade, das 8h às 17h. A entrada é gratuita.
Em todos os 40 ecopontos, os visitantes ainda ganharão brindes por meio de atividades lúdicas interativas, como Vira-Roleta, Dominó, Quebra-Cabeça e outras. Os espaços também contam com exposições, áreas instagramáveis e atividades de educação ambiental.
Para apoiar a Ascalpin no trabalho pós-coleta e na gestão de resíduos, em parceria com o Sebrae, será realizada uma consultoria para desenvolver estratégias e oportunidades comerciais voltadas para os materiais reciclados.
Os ecopontos darão suporte à coleta de resíduos gerados em bares, restaurantes e festas paralelas ao longo da semana. A coleta e gestão dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) durante o período do Festival será feita por 20 associados da Ascalpin.