Amazonas inicia instalação de entreposto da ZFM, em cidade do interior gaúcho
A partir de investimentos projetados de R$ 50 milhões, a empresa catarinense Ponta Negra venceu licitação promovida pelo Estado para construir na cidade gaúcha de São Borja, no Rio Grande do Sul, um entreposto da Zona Franca de Manaus (ZFM).
O local servirá como um grande armazém logístico para recebimento e distribuição dos bens produzidos no Polo Industrial de Manaus (PIM), como dispositivos portáteis, eletroeletrônicos e motos, destinados a outros Estados e países.
O anúncio oficial da empreitada foi feito na última segunda-feira (24), em São Borja, com a expectativa de ser inaugurada em cerca de cinco meses, ou seja, no próximo mês de novembro, gerando 250 empregos diretos.
Vazão
O presidente do Sindicato dos Fazendários do Amazonas (SIFAM), Emerson Queirós, explicou que o início das atividades de mais um entreposto aduaneiro é algo importante para dar mais vazão à produção industrial amazonense.
Segundo Queirós, mesmo com os benefícios fiscais, as indústrias do PIM ainda enfrentam dificuldades logísticas e para facilitar o escoamento da produção para o mercado interno.
“Esses espaços vêm melhorando a logística, descentralizando os estoques e permitindo que a distribuição de mercadorias da ZFM seja feita de forma ágil para todo o país”, ressaltou o titular do SIFAM.
Esse será o quinto entreposto brasileiro da ZFM, que já conta com instalações em Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco.