Notícias

Desmatamento na Amazônia é tema de debate no Congresso

Aumento das temperaturas, secas extremas e incêndios constantes são alguns dos fatores que estão impactando na existência do bioma

A Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais da Câmara dos Deputados promove nesta terça- feira (2) uma audiência pública sobre o desmatamento na Amazônia.

O debate atende a pedido dos deputados Dorinaldo Malafaia (PDT-AP), Airton Faleiro (PT-PA), Célia Xakriabá (Psol-MG), Dilvanda Faro (PT-PA) e Paulo Guedes (PT–MG).

Ponto de não retorno
“Até 2050, quase metade da Floresta Amazônica pode entrar num processo de colapso sem chance de recuperação”, afirma Malafaia.

O motivo para a catástrofe, acrescenta o parlamentar, vai muito além do desmatamento: o aumento das temperaturas, secas extremas e incêndios. O alerta vem de um estudo liderado por cientistas brasileiros.

“A pesquisa, publicada em fevereiro, estima que, nos próximos 25 anos, de 10% a 47% da Amazônia estarão tão impactados que a floresta pode atingir o chamado ‘ponto de não retorno’ – quando ela perde a capacidade de se recuperar em sua totalidade”, afirma Malafaia.

Além de alertar para os riscos, o estudo aponta caminhos possíveis para uma mudança de cenário.

Fonte: Agência Câmara