Dnit recomeça obras de pavimentação do Lote Charlie da BR-319
Durante visita a Manaus, no início desta semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou a ordem de serviço que autoriza o início imediato dos trabalhos de pavimentação do trecho C da BR-319, rodovia que liga o Amazonas ao resto do país.
A partir da assinatura que autoriza de imediato a pavimentação dos primeiros 20 quilômetros do chamado “Lote Charlie”, fica também possibilitado ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) lançar edital para licitar as obras de mais 32 quilômetros, totalizando 52 quilômetros de asfaltamento.
Esse pedaço da estrada vai ampliar a conexão com a capital amazonense, permitindo mais fluidez na entrada e saída de produtos e insumos.
O Lote Charlie antecede o chamado “Trecho do Meio” (o mais crítico em termos de viabilidade), que adentra pela região mais densa da mata amazônica.
Isolamento histórico
O trecho a ser pavimentado vai do km 198 ao km 250 e possui licença ambiental. Serão investidos R$157,5 milhões para a recuperação asfáltica.
Atualmente, o Amazonas e Amapá, são os únicos Estados completamente desconectados da malha viária do restante do país.
O projeto da BR-319 chega como resposta a parte deste isolamento histórico. O projeto foi iniciado ainda durante a ditadura militar, em 1968, mas as obras nunca foram concluídas.
Até que no fim da década de 1980, a rodovia foi fechada devido ao abandono e falta de manutenção.