Notícias

DNIT assina contrato para obras de dragagens no Rio Solimões, no Amazonas

A previsão é de que as dragagens comecem ainda este ano e alcancem trechos de cinco municípios na região do Alto Solimões – Foto: Divulgação/Dnit

Como ação efetiva contra a estiagem que afeta diretamente a navegabilidade dos rios amazônicos, foi assinado, na última quinta-feira (19), o Termo de Contrato entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR) para dragagens do Rio Solimões, no Amazonas.

A previsão é que as dragagens comecem ainda este ano, em trechos da região do Alto Solimões, entre os municípios de Coari e Codajás, com investimentos estimados em R$ 90,3 milhões; e entre Benjamin Constant e Tabatinga, com R$ 104,8 milhões.

Também estão previstos obras de dragagem no trecho entre Benjamin Constant e São Paulo de Olivença, cujo investimento será de R$ 84,2 milhões.

Ao todo, o contrato prevê uma operação de cerca de 255 quilômetros a serem dragados, o que deve facilitar o transporte de cargas e insumos para esses municípios.

“Agora nós temos um planejamento estratégico de cinco anos que vai ajudar no escoamento da produção dos nossos rios para que a gente possa avançar no fortalecimento do desenvolvimento da Região Amazônica”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa.

Dragagem do Rio Amazonas
Nesta semana foi assinada também a ordem de serviço do Plano de Dragagem de Manutenção Aquaviária e Sinalização Náutica do Rio Amazonas, no trecho de 200 quilômetros entre Manaus e Itacoatiara, com um investimento de R$ 92,8 milhões.

O investimento total previsto para o empreendimento – incluindo os rios Solimões e Amazonas – é de aproximadamente R$ 500 milhões, alocados ao longo de cinco anos para a contratação de empresas que realizarão os serviços de dragagem e supervisão para os quatro trechos citados, garantindo a continuidade e eficiência das operações.

“Esses contratos são extremamente importantes para garantir a navegabilidade dos rios da Região Amazônica com investimentos de R$ 500 milhões de uma forma estruturada”, completou o diretor-geral do Dnit, Fabricio Galvão, ao lado do diretor de Infraestrutura Aquaviária, Erick Moura.

Em andamento
Além do Plano Anual de Dragagem de Manutenção Aquaviária (Padma), o Dnit conta, desde 2017, com o Plano de Manutenção Hidroviária que ocorre instantaneamente nos rios Madeira, Taquari e Paraguai.

A Diretoria de Infraestrutura Aquaviária do Dnit incluiu esses projetos em seu cronograma de dragagens regulares, monitorando os pontos críticos para garantir a navegabilidade e mitigar os impactos das estiagens que ocorrem no país nessa época do ano.

Durante o período de julho a dezembro deste ano, a dragagem estará em operação para realizar a escavação, carga, transporte e descarga do material dragado, essencial para manter a profundidade do canal de navegação nos rios.

Fonte: A Crítica