Notícias

Economia amazonense se mantém aquecida, apesar da seca, diz Sedecti

O comércio exterior manteve o fluxo de importações para o PIM, o que permitiu que o Estado seguisse estável na produção industrial – Foto: Divulgação/Sedecti

Mesmo diante dos desafios impostos pela forte estiagem que atingiu a região, a economia do Amazonas conseguiu manter o fluxo de insumos essenciais para o Polo Industrial de Manaus (PIM) e o comércio local.

É o que aponta o levantamento mensal sobre o volume de importações divulgado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti).

Nos primeiros nove deste ano, foram importados pelo Estado US$ 12.3 bilhões, quase alcançando o total registrado em todo o ano de 2023, quando o Amazonas alcançou a marca de US$ 12.6 bilhões.

No entendimento do titular da Sedecti, Serafim Corrêa, apesar da seca, o comércio exterior manteve o fluxo de importações, o que mostra que o Estado segue estável em um bom momento.

“A economia do Amazonas continua muito aquecida. Praticamente em nove meses de 2024, nós empatamos com o volume total das importações de 2023. Vamos aguardar o mês de outubro, novembro e dezembro, que calculo alcançarmos o maior nível de importações de todos os tempos”, destacou Corrêa.

*Com informações da Sedecti