Abertas as inscrições para a 2ª edição de Oficina de Arte Teatral

Nesta quinta-feira (15), foram abertas oficialmente as inscrições para a Oficina “Como trabalhar a Educação Fiscal por meio das artes”.
Anunciado no último mês de abril pelo Núcleo de Educação Fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda (NEF/Sefaz-AM), o evento gratuito acontece pela manhã dos próximos dias 27 e 28, no auditório da Associação dos Funcionários Fiscais do Estado do Amazonas (Affeam), localizado na rua Franco de Sá, 430, bairro São Francisco.
A oficina, realizada conjuntamente pela Sefaz-AM, Sindicato dos Fazendários do Amazonas (SIFAM), Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc-AM), e Affeam, foca na ideia de desenvolver formas e métodos auxiliares para os professores da rede pública incluírem a Educação Fiscal como viés extracurricular no eixo do ensino-aprendizagem.
“É uma grande honra para o Sindicato apoiar iniciativas como essa, que difundem o conhecimento da função social dos tributos e contribuem para a formação de cidadãos conscientes, fortalecendo a cidadania fiscal”, enfatizou o presidente do SIFAM, Emerson Queirós.
Inscrições
Os professores e acadêmicos interessados em participar desta segunda formação teatral precisam se inscrever por meio do QR-Code disposto na imagem de divulgação e seguir as instruções.
De acordo com a organização do evento, é importante que cada participante se traje de roupa preta, ou preta e branca, em tecido leve e confortável, já no primeiro dia.
Também será necessário o uso de adereços indígenas ou tribais na cabeça (cocar ou tiara de penas), pulseiras ou tornozeleiras.
Performance
A edição deste ano traz a pegada do uso do próprio corpo como ferramenta principal da performance teatral, pelo menos é o que promete o teatrólogo e instrutor cênico Cláudio de Almeida Cavalcante, que virá de Natal (RN) especialmente para ministrar a Oficina.
Segundo ele, o uso do corpo é fundamental na cênica moderna, vez que é um veículo para a expressão de emoções, intenções e significados, além de ser um meio de construir personagens e ambientes.
“Através da expressão corporal, os atores podem transmitir mensagens e contar histórias sem a necessidade de palavras, utilizando gestos, posturas, movimentos e a linguagem facial. Será um jeito simples e fácil de promover também a inclusão social”, enfatizou o professor de teatro.
“”