Notícias

População sem emprego formal aumenta no Amazonas, diz IBGE

De acordo com a pesquisa, o total de pessoas na faixa economicamente ativa alcança 10,1% – Foto: Arquivo/SIFAM

O número de pessoas em idade produtiva desocupadas no Amazonas aumentou para 10,1% em comparação aos trimestres de 2024 e o início de 2025, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da pesquisa Pnad Contínua Trimestral, divulgados na última semana.

Após cair de 9,8% no primeiro trimestre de 2024 para 8,3% no fim do mesmo ano, a taxa de desocupação no Amazonas voltou a subir, e agora atinge 10,1% no primeiro trimestre de 2025.

Em dados absolutos, o número de pessoas desocupadas no Estado saiu de 189 mil para 206 mil, o que reflete o aumento percentual no desemprego.

Mercado de trabalho

Apesar do aumento, de acordo com os dados divulgados da Pnad Contínua Trimestral, a taxa de ocupação cresceu levemente, alcançando 55,7% no início de 2025. A taxa de participação na força de trabalho aumentou para 61,9%, indicando maior participação da população amazonense no mercado de trabalho.

Além disso, 982 mil pessoas estão em situação de informalidade. O Estado do Amazonas ocupa o segundo lugar da Região Norte, atrás apenas do Estado do Pará.

A justificativa para a informalidade são “as fragilidades estruturais no mercado de trabalho, comuns na região Norte, como o acesso limitado a empregos formais e a proteção trabalhista”, conforme o boletim divulgado pelo IBGE.

*Com dados do IBGE