Notícias

Servidores públicos querem alteração no calendário de pagamento para 2018

A previsão é que esta semana o decreto seja revogado

Hoje, o SIFAM protocolou um ofício, endereçado ao governador Amazonino Mendes, solicitando a revogação o decreto n° 38.066, de 18 de julho de 2017, que altera a data de pagamento dos servidores públicos estaduais (ativos e inativos) a partir de 2018. Segundo o texto publicado no Diário Oficial, os trabalhadores passarão a receber apenas no quinto dia útil do mês seguinte ao mês trabalhado.

No documento enviado pelo Sindicato, o presidente do SIFAM, Emerson Queirós, classifica os efeitos dessa mudança como “nefastos para os servidores públicos” e destaca as dificuldades que serão impostas aos afetados pela medida. “Compromete os compromissos financeiros dos servidores públicos, além de provocar maior deterioração nos proventos, uma vez que os juros escorchantes praticados pelo sistema financeiro deverão incidir no pagamento em atraso das faturas da cesta de consumo familiar”.

Ao concluir o documento, o presidente enfatiza, novamente, o fato do decreto provocar uma “erosão salarial dos servidores” o que vai prejudicar “muitas categorias, sobretudo, saúde, segurança e educação” além de “mais de 100 mil famílias amazonenses”.

Revoga esta semana

O diretor do Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais do Amazonas (Sispeam), Hélio Braz, acredita que o decreto será revogado ainda esta semana, uma vez que as tratativas do assunto estão avançadas dentro da Casa Civil. O diretor informou, ainda,  que o Sispeam também deu entrada no pedido de revogação desse decreto e conforme as reuniões realizadas na sede do governo, a previsão é que nesta quinta-feira o governo do Amazonas manifeste a revogação do decreto n° 38.066. “Caso não mude vai prejudicar uma programação não apenas de recebimento, mas de pagamento dos servidores públicos, o que abrange a quitação de compromissos como consignados e as contas comuns a qualquer pessoa”, opinou Braz.

 

Confira na íntegra: Ofício sobre o calendário de pagamento dos servidores públicos estaduais do AM

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.