Notícias

Comissão debate descongelamento da contagem de tempo para gratificações no serviço público

Essa concessão retroativa da contagem do tempo seria para quem trabalhou entre 27 de maio de 2020 a 31 de dezembro de 2021

A Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados debate na próxima quinta-feira (9) o descongelamento da contagem de tempo para a concessão de gratificações para servidores públicos.

No Amazonas, a categoria tem um interesse especial sobre essa pauta, vez que há pelo menos 7 mil servidores na fila à espera desse descongelamento.

A deputada Professora Luciene Cavalcante (Psol-SP), que propôs o debate, explica que a  Lei Complementar 173/20, editada no contexto da pandemia de Covid-19, impôs a suspensão da contagem de tempo para fins de anuênios, triênios, quinquênios, sexta parte, licença-prêmio e demais mecanismos equivalentes para servidores públicos.

“Ocorre que os servidores públicos da União, dos Estados e municípios continuaram exercendo suas atividades e mantiveram em funcionamento todas as atividades à disposição da população brasileira durante a pandemia, de forma que fazem jus ao recebimento de gratificações por tempo de serviço prestado”, afirmou a deputada.

Luciene Cavalcante defende que seja aprovado em Plenário o PLP 21/23, que prevê a concessão retroativa da contagem do tempo entre 27 de maio de 2020 e 31 de dezembro de 2021 para fins de gratificação por tempo de serviço.

Fonte: Agência Câmara de Notícias