Intenção de consumo do manauara cresce 5,1% em maio, afirma CNC
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontou que a Intenção de Consumo das Famílias (ICF), em Manaus, subiu 5,1% em maio ante abril, ultrapassando a média brasileira, que fechou o período em 1,3%.
Na variação anual, o placar de altas ficou em 41,2% contra 6,4%. No mês do Dia das Mães a alta foi sustentada por melhora na percepção sobre renda, emprego e acesso a crédito, assim como uma propensão atípica para comprar bens duráveis.
O ICF de Manaus marcou 113,1 pontos em maio e segue há sete meses na zona de satisfação (acima dos 100 pontos). A confiança das famílias com rendimentos de até dez salários mínimos (109,7 pontos) progrediu 4,98%, reforçando a confiança perdida entre fevereiro e março.
Famílias que ganham mais (148,3 pontos) tiveram incremento maior (5,85%) e se mantêm confiantes desde novembro de 2022. No confronto com a fraca base de comparação de abril de 2023 (80,1 pontos), o indicador apontou uma escalada de 41,2%, com ganhos substanciais em ambos os grupos.
Participação
O comércio é atualmente o setor responsável pela manutenção de mais de 341 mil postos de trabalho no Estado, o que corresponde a 70% do total de empregos formais na região, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo CAGED).
“É também o maior arrecadador de ICMS e outros tributos, com a maior área de abrangência e atuação, tanto na capital quanto no interior do Estado, sendo a matriz econômica que atende e serve a população em todas as suas necessidades de consumo de bens de serviços”, explicou o presidente do Sindicato dos Fazendários do Amazonas (SIFAM), Emerson Queirós.