Amazonas vai abrigar a 1ª unidade regional do Inpi

O Amazonas será o primeiro Estado do Norte a ter uma unidade do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).
A informação foi revelada por fontes internas da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), segundo as quais o instituto demonstrou forte interesse após a reunião ocorrida na última semana em instalar até o próximo mês de maio uma unidade regional em Manaus.
O local daquela que será a 13ª unidade regional poderá ser a própria sede da Suframa, que irá destinar uma das salas do próprio complexo, localizado no Distrito Industrial, na Zona Sul da capital amazonense.
A chegada do Inpi a Manaus é parte de uma estratégia para fortalecer a inovação e proteger a propriedade intelectual industrial na região amazônica.
A capital aparece na primeira edição do Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento (IBID), realizado no ano passado, entre as regiões mais avançadas em ciência e tecnologia do país (Leia mais).
O Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento (IBID) fez um raio-x completo e atual da inovação no Brasil, e revelou o desempenho dos ecossistemas locais de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) sob diferentes perspectivas.
“O Inpi está reestruturando suas ações para oferecer um atendimento mais uniforme em todo o Brasil. A região amazônica tem um potencial extraordinário em biotecnologia e pesquisa envolvendo a biodiversidade brasileira. Queremos garantir que esse conhecimento seja protegido e traga benefícios para a região e para o país”, afirmou o presidente do Inpi, Júlio César Moreira.