Notícias

Receita Federal no Amazonas alerta para golpe do email falso

Os criminosos utilizam elementos visuais, incluindo logotipos, cores e linguagem técnica, para dar credibilidade à fraude – Imagem gerada por IA

Nesta quinta-feira (30), a Delegacia da Receita Federal no Amazonas emitiu um alerta para os contribuintes sobre o golpe que voltou a ser aplicado via email.

O golpe utiliza uma falsa mensagem que traz o nome do órgão federal no cabeçalho e um conteúdo alarmista onde são descritas supostas pendências no CPF da vítima.

A mensagem afirma que, “caso a situação não seja regularizada imediatamente, o CPF será suspenso, as contas vinculadas serão bloqueadas e outras complicações graves poderão ocorrer, como dificuldades na emissão de documentos oficiais e na realização de transações bancárias”.

Em nota enviadas à imprensa, a Receita informou que não envia mensagens com esse objetivo, e pede a quem receber esse tipo de mensagem que denuncie à Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes Cibernéticos (DERCC).

Vítimas de crimes praticados por meio da internet pode registrar Boletim de Ocorrência por meio da Delegacia Virtual (Devir), no endereço eletrônico www.delegaciainterativa.am.gov.br.

Materiais que comprovem o crime (prints, boletos falsos e outros documentos) são necessários para que as investigações possam ser iniciadas.

Foto: Divulgação/Receita Federal

Golpe

Os criminosos utilizam elementos visuais semelhantes aos da Receita Federal, incluindo logotipos, cores e linguagem técnica, para dar credibilidade à fraude. Além disso, destacam em vermelho termos como “irregular” e “suspenso”, induzindo a vítima ao pânico e à tomada de decisão imediata.

O golpe também exige o pagamento de uma falsa multa no valor de R$ 124,60, com um prazo absurdamente curto para quitação, geralmente inferior a 48 horas – um tempo tão exíguo que nem mesmo criminosos notórios costumam impor.

A Receita Federal alertou ainda que os e-mails têm links que direcionam para páginas falsas que simulam portais do governo. No entanto, a URL desses sites apresenta sinais claros de fraude, como o uso de domínios suspeitos, incluindo “.mom” e outros diferentes de “.gov.br”.

Esse detalhe é um dos principais indícios de golpe e deve ser observado atentamente antes de qualquer ação.