Notícias

Conselho Fiscal reúne-se com Diretoria do Sifam para esclarecer denúncias

A pedido do Conselho Fiscal foi realizada nesta segunda-feira, dia 04 dezembro, reunião com a diretoria do Sifam para esclarecer denúncias veiculadas nas mídias sociais por ex-diretor da entidade sindical e definir condutadas a serem adotadas.

A diretoria (composta pelo presidente, Emerson Queirós, pela vice-presidente, Aline Castelo Branco e pelo novo diretor Financeiro, Ruy Barbosa) admitiu que houve discussão durante uma reunião entre o presidente e o ex-diretor Financeiro, Sidney Assis Chagas, pela ausência de placa de venda na antiga sede do sindicato. A diferença de opiniões levou ao bate boca e empurra, empurra dentro das instalações do sindicato.

Em virtude da conduta imprópria de ambos, o Conselho Fiscal (composto por Shirley Assis e Marcelo Soares) decidiu que será elaborada uma carta de advertência tanto para o presidente quanto para o ex-diretor enfatizando que atos agressivos e ofensivos não serão tolerados; estando passíveis, no caso de reincidência, de destituição do cargo e de desfiliação.

As denúncias de super faturamento de diárias e viagens desnecessárias de membros da diretoria do Sifam, questionadas em notas públicas direcionadas à categoria via whatssap foram respondidas pela diretoria com relações dos gastos dispendidos e comparações com administrações anteriores. O Conselho Fiscal solicitou autorização da diretoria para contratar escritório de Contabilidade, sem vínculo com a entidade sindical, para promover uma análise imparcial das contas. A solicitação foi atendida e o profissional responsável deverá verificar os gastos e apresentar relatório detalhado até a próxima semana.

O mesmo escritório contábil fará a análise do balanço de 2017, quando os referidos documentos forem entregues no início do próximo ano. Tal procedimento garantirá a transparência na prestação de contas. A conferência na correção dos dados assim como da legalidade dos lançamentos foram adotadas no início deste ano para conferir o balanço de 2016, que em virtude de apresentar incorreções herdadas de administrações anteriores e que não foram sanadas no balanço de 2015, tiverem de passar por três ajustes até que ficassem de acordo com as normas contábeis vigentes.

Na época, o escritório de Contabilidade contratado sugeriu que fossem alterados e/ou apresentados:

a) Novo Balanço Patrimonial com a Demonstração do Resultado do Exercício/2016;
b) Notas Explicativas,
c) Demonstração de Origens e Aplicação de Recursos;
d) Balancete Contábil de Verificação do Encerramento do Exercício/2016;
e) Cópias das páginas do Diário onde forem registrados os lançamentos de correção das inconsistências aqui apontadas;
f) Cópias das Folhas do Razão referente às contas alteradas.
g) Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado/2015.
Tão logo o relatório do contador seja entregue, será marcada uma Assembleia Geral Extraordinária para dar conhecimento público oficial do pedido de renúncia do ex-diretor Financeiro assim como conceder oportunidade para o mesmo de apresentar documentação que comprove a sua denúncia. Nesta data será apresentado o relatório do contador e concedida à palavra para o presidente, Emerson Queirós.

Em virtude do sindicato não poder ficar desfalcado de diretor Financeiro, pois todas as despesas são assinadas em conjunto pelo diretor da pasta e presidente, o diretor Jurídico, Ruy Violante deixou sua função e passou a ocupar a vaga deixada por Sidney Assis Chagas. A filiada Madalena Soares foi convidada para assumir a diretoria Jurídica.

Em relação à filiação de novos integrantes com falsas promessas de ganhos com a URV, não foram encontrados indícios que comprovassem esta afirmação.

O Conselho Fiscal sugeriu, ainda, que a partir de agora todas as reuniões da diretoria do SIFAM sejam gravadas em áudio/vídeo e arquivadas a fim de servirem de provas irrefutáveis, caso novas situações lamentáveis como esta voltem a ocorrer.

Conselho Fiscal

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.