Notícias

Justiça reforça alerta do SIFAM contra golpes via celular

O presidente do SIFAM, Emerson Queirós, reafirmou a importância da cautela em relação a telefonemas, acessos a sites e arquivos suspeitos recebidos por email ou via aplicativos de mensagem

Nesta segunda-feira (25), o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) publicou nota oficial reiterando o alerta dado pelo Sindicato dos Fazendários do Amazonas (SIFAM) contra golpes cibernéticos via telefone celular e aplicativos de mensagem. (Leia mais sobre isso)

Na nota divulgada, o presidente do TJAM, desembargador Flávio Pascarelli, chama a atenção para o chamado “Golpe do Alvará” ou “Golpe dos Precatórios”. A ação dos estelionatários se resume em encaminhar documentos falsos “informando” que a pessoa possui dinheiro a receber e para acelerar a liberação desse valor precisa efetuar depósito de certa quantia. “Esse golpe tem lesado vários cidadãos porque é geralmente ligado a processos de pagamento de Precatórios”, explicou o desembargador.

Pedimos que qualquer associado que receba documento suspeito ou solicitação de pagamento para fins de liberação de valores da URV envolvendo o nome do SIFAM, que entre em contato imediatamente com o Sindicato, por meio do telefone (92) 3611-1264 para orientações diretas com a nossa Central de Atendimento.

No golpe, como forma de dar “autenticidade” ao documento, as quadrilhas utilizam o nome do desembargador João de Jesus Simões, diretor da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), que já comunicou as autoridades policiais sobre o assunto para as medidas cabíveis. “A Central de Precatórios não entra em contato com os credores e a ordem de pagamento de valores a serem repassados obedece a critérios técnicos, cuja intimação é realizada via advogado autorizado para atuar no processo ou por meio dos canais oficiais institucionais”, declarou Pascarelli em nota.

Situação da URV

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) recorreu e o processo da URV vai subir para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e paralelamente o SIFAM está tentando um acordo com a administração pública.

Sobre este assunto, o presidente do SIFAM, Emerson Queirós, reafirmou a importância da cautela em relação a telefonemas, acessos a sites e arquivos suspeitos recebidos por email ou via aplicativos de mensagem

“Pedimos que qualquer associado ou dependente que receba documento suspeito por e-mail ou solicitação de pagamento para fins de liberação de valores da URV envolvendo o nome do SIFAM, que entre em contato imediatamente com o Sindicato, por meio do telefone (92) 3611-1264 para orientações diretas com a nossa Central de Atendimento”, asseverou Queirós.