Notícias

PIS/Pasep: liberado o terceiro lote do abono salarial

A estimativa é que aproximadamente 24,8 milhões de trabalhadores recebam o benefício em 2024

O pagamento do terceiro lote do abono salarial do PIS/Pasep de 2024 (ano-base 2022) começou a ser liberado na última segunda-feira (15). A liberação da quantia — de até um salário mínimo (R$ 1.412) — acontece de acordo com o mês de nascimento do beneficiário. E chegou a vez dos nascidos em março e abril.

A estimativa é que 24.874.071 trabalhadores recebam o abono salarial em 2024, com um desembolso total de R$ 27 bilhões.

“Deste total, 21.982.722 de abonos são de trabalhadores de empresas privadas, que irão receber pela Caixa Econômica Federal, e outros 2.891.349 possuem vínculo público e irão receber pelo Banco do Brasil”, informou o Ministério do Trabalho e Emprego.

Beneficiados

Neste mês, pela Caixa, serão beneficiados 3.821.379 trabalhadores de empresas privadas com cadastros no PIS. Pelo Banco do Brasil receberão 492.587 mil trabalhadores servidores públicos com cadastro no Pasep.

A liberação do benefício é feita de forma escalonada. Os que têm conta corrente ou poupança na Caixa e no BB receberão o dinheiro diretamente em conta.

No caso da Caixa, quem não possui conta no banco tem o valor depositado em poupança social digital, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.

O saque também pode ser efetuado por meio de Cartão do Cidadão e senha cadastrada, com retirada em terminais de autoatendimento, lotéricas, Caixa Aqui ou agências.

O interessado ainda pode procurar diretamente o caixa de uma agência, munido de um documento com foto.

Datas de pagamento

  • Nascidos em março – 15 de abril
  • Nascidos em abril – 15 de abril
  • Nascidos em maio – 15 de maio
  • Nascidos em junho – 15 de maio
  • Nascidos em julho – 17 de junho
  • Nascidos em agosto – 17 de junho
  • Nascidos em setembro – 15 de julho
  • Nascidos em outubro – 15 de julho
  • Nascidos em novembro – 15 de agosto
  • Nascidos em dezembro – 15 de agosto

Quem tem direito?
O valor do benefício vai depender de quanto tempo a pessoa trabalhou com carteira assinada no ano-base. Neste caso, é considerado o ano de 2022. Mas só tem direito ao benefício os trabalhadores com remuneração média de até dois salários mínimos no ano-base.

Além disso, para ter direito ao abono salarial o trabalhador precisa ter sido informado pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) até o dia 10 de maio de 2023, e no eSocial até o dia 5 de dezembro de 2023. Após isso, o pagamento será feito somente no próximo exercício.

Fonte: Extra