Notícias

FGTS Digital entra no ar com promessa de facilitar vida de empresas

Plataforma aproveitará dados do e-Social, onde débitos já são informados de forma individual, além de disponibilizar pagamentos via PIX 

A plataforma do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) Digital, lançada na última sexta-feira (1º) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE),  traz a promessa de facilitar e simplificar a rotina de contribuição das empresas – obrigadas mensalmente a recolher o tributo de seus funcionários.

A ideia da nova plataforma é aproveitar os dados de remuneração inseridos no e-Social – que já trata os débitos de forma individualizada.

A plataforma está disponível no site do Ministério do Trabalho – e é possível acessar com a conta gov.br do empregador.

Cálculo

De acordo com o MTE, o novo sistema permite calcular indenizações compensatórias, obter extratos detalhados por trabalhador e emitir um “resumo consolidado” da empresa.

A ferramenta também oferecerá opções de estorno e parcelamento dos valores a serem depositados nas contas dos funcionários.

A estimativa do MTE é de que as empresas devam economizar 36 horas por mês de tempo gasto com rotinas de recolhimento do tributo, além de poderem contar com redução de custos operacionais em R$ 144 milhões por ano.

Vantagens

De acordo com o Ministério do Trabalho, o FGTS digital permitirá, entre outras coisas

  • Maior facilidade para emissão e personalização de guias;
    mais agilidade no processo de individualização (depósitos dos valores recolhidos nas contas vinculadas dos trabalhadores);
  • Celeridade no pagamento de FGTS em atraso, com a possibilidade de recolhimento de vários meses em uma única guia;
  • Cálculo automático da multa do FGTS com base no histórico de remunerações do eSocial;
  • Ferramenta automática para recomposição de salários de períodos anteriores e pagamento da indenização compensatória;
  • Aumento da Rede Arrecadadora, vez que haverá aumento da rede arrecadadora do FGTS, que saltará de cerca de 16 instituições conveniadas para mais de 800, ampliando consideravelmente as opções de pagamento.

Fonte: G1